Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

25.07.20

Stateless


Raquel Patrício

A6BA95FD-5C82-45ED-AD78-F283227AD749.jpeg

"Stateless" é a nova série da Netflix, que reúne um forte elenco, um bom argumento e uma história atual. 

O enredo da série ocorre na Austrália e acompanha um grupo de refugiados que sairam dos seus países à procura de melhores condições de vida. Muitas destas pessoas, estavam condenados à morte, à pobreza ou à perseguição nos seus países de origem. São histórias de vida muito intensas e que nos fazem questionar a justiça do mundo, obrigam-nos a refletir sobre o valor que damos às coisas mais simples e o facto de, a maior parte delas, já as considerarmos garantidas (como a liberdade, por exemplo). 

Estas pessoas, em muitos casos, tiveram que lutar por uma oportunidade para sair do país e poderem sonhar com um futuro melhor. Contudo, quando chegam à Austrália, a realidade é bastante diferente daquela que idealizaram. O que acontece é que os refugiados ficam em centros de segurança cujo objetivo devia ser protegê-los, dando-lhes abrigo, alimento e todas as condições básicas, enquanto aguardam pelos vistos para poderem ser cidadãos australianos. Só que, na realidade, acabam por ficar vários anos nestes locais, que mais se assemelham a uma prisão, do que a um lar provisório. 

Em paralelo a esta história, acompanhamos a vida de Sofie Werner, uma australiana que vive aprisionada no seu próprio corpo e refém do seu passado. Sofie sofreu um trauma muito intenso que não lhe permite encarar a verdade sobre a sua identidade. Esta personagem faz-se passar por uma alemã, pois quer fugir da Austrália e acha que assim poderá ser deportada para a Alemanha. 

"Stateless" é uma minissérie com apenas 6 episódios, que se vê muito rapidamente. Os episódios, apesar de durarem cerca de uma hora cada um, têm um ritmo bastante fluído e uma história extremamente cativante. A série tem um elenco de peso (Yvonne Strahovski - para os amantes de séries, devem lembrar-se dela de "Dexter"; Cate Blanchett; Dominic West) e, ao mesmo tempo, atores pouco conhecidos mas com atuações brilhantes. A história em si também é bastante apelativa e atual - choca-nos com a realidade do preconceito existente perante os refugiados e de não os encararmos como as vítimas que são.

Avaliação: 8/10