Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

03.02.22

Quando Éramos Mentirosos | E. Lockhart


Raquel Patrício

IMG_0892.jpg

"Quando Éramos Mentirosos" foi um daqueles livros que tinha no Kobo, em inglês, quase desde que saiu e que fui arrastando a sua leitura na esperança que, mais tarde, fosse sair a tradução. Entretanto, li algumas reviews que diziam que o livro era mesmo muito bom até que finalmente o decidi ler, no meu clube de leitura!

Não sei se foi por ter deixado que a expetativa crescesse durante tanto tempo mas o livro desiludiu-me bastante... Candence, a nossa adolescente protagonista, vive no seio de uma família priveligiada - tão priveligiada ao ponto de terem uma ilha privada onde todos os anos passam as férias de verão. O avô de Candence tem bastantes posses e, como tal, comprou esta ilha e construiu uma casa para cada uma das filhas. Assim, todos os anos, Candence e os seus primos reunem-se e vivem verões incríveis. No verão dos seus 15 anos, ocorre um acontecimento drástico que muda toda a dinâmica familiar mas do qual Candence não tem qualquer memória. Dois anos depois, após o choque ter atenuado, Candence regressa à ilha com o objetivo de tentar reconstruir e descobrir o que se passou naquele verão fatídico, que toda a família lhe parece ocultar. Não posso revelar mais sobre a história pois iria contar spoilers e estragar a leitura a quem ainda pode querer explorar o livro! 

Não fiquei particularmente fã da escrita - é bastante simplista, mais adequado para uma leitura juvenil/young adult. Os dramas familiares que serviam de pano de fundo da história chegavam a ser tão surreais e materialistas que lia as páginas completamente na diagonal. Quanto ao mistério que envolve a história, não diria que foi previsível, conseguiu-me suscitar algum interesse... mas quando foi revelado, achei o argumento completamente descabido. Já perceberam que não é um livro que recomende particularmente. É bom para uma leitura rápida e descontraída, pois não nos obriga a pensar muito!

Avaliação: 5/10