Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

17.02.22

O mundo à beira de um ataque de nervos | Matt Haig


Raquel Patrício

IMG_0286.jpg

Pessoas ansiosas, por aqui? Este livro é (não só, mas particularmente) para vocês!

Matt Haig, autor do fantástico livro A Biblioteca da Meia-Noite, teve um passado conturbado a lidar com distúrbios de ansiedade e com depressão. Achou na escrita uma forma de cura (apesar de, por vezes, também ser um fator de ansiedade) e decidiu escrever um livro (este) sobre o tema. 

Este livro acaba por ser mais centrado no impacto que as redes sociais têm no nosso dia a dia e na nossa saúde mental. Estarmos constantemente a ser bombardeados com imagens perfeitas de uma suposta realidade, notícias horríveis a toda a hora e o paradoxo de que, se nos afastarmos disto, temos a perceção de que estamos a "perder algo". 

O nosso anseio por algo raramente se traduz em satisfação quando a obtemos. Por isso, passamos a desejar outra coisa qualquer, num círculo vicioso. Somos encorajados a querer o que nos leva a querer outra coisa. Em resumo, encorajam-nos a sermos viciados. 

É um livro muito fácil de ler, com letras e espaçamentos bastante grandes, o que faz com que a leitura flua muito rapidamente. O livro não é uma história propriamente dita, mas sim uma série de textos sobre o tema que foram compilados. Acaba por ser uma leitura bastante interessante e uma excelente reflexão sobre o tema. 

Quando a loucura se converte em normalidade, a única forma de encontrarmos a sanidade passa pela audácia de sermos diferentes. Ou pela audácia de sermos o eu que existe à margem de todo o entulho com que a vida moderna entope corpo e mente.

Avaliação: 6/10