O ano de 1993 | José Saramago
O ano de 1993 foi o ano em que nasci e, simultaneamente, o título de um livro de Saramago, o meu escritor favorito. É um livro mesmo muito pequeno e que não há muito a dizer sobre ele, na verdade.
O livro é composto por várias histórias soltas mas que se unificam para criar uma só. É uma espécie de poesia prosaica (acho que acabei de inventar um novo conceito) em que, em alguns textos, já conseguimos perceber as ideias para livros posteriores do autor como, por exemplo, para o "Ensaio Sobre a Lucidez".
Ler Saramago é sempre uma agradável leitura - seja poesia, prosa, textos longos ou curtos. A forma como o escritor brinca com as palavras, com a sua pitada de ironia, para mim, é sublime. Este ano, quero muito reler uma das suas obras que me marcaram - talvez "Ensaio Sobre a Cegueira" ou "As Intermitências da Morte". Gostei muito de descobrir este livro! Achei muito curiosa a coincidência do 1993. É um livro facílimo e rápido de ler. Para quem quer algo mesmo leve e rápido, é uma boa opção.
Avaliação: 7/10