Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

28.07.20

Leituras Julho


Raquel Patrício

Hoje partilho convosco aqueles que foram os livros que acompanharam o meu mês de julho. Foi um mês em que não consegui ler tanto como o normal, devido a algumas situações pessoais que me ocuparam algum tempo. Além disso, os livros que escolhi para este mês acabaram por ser uma deceção pois estiveram bastante abaixo das expectativas que tinha sobre eles, o que também não me cativou tanto para a leitura... 

EEEFD50F-E1E4-4178-B833-52E67BFA1747.jpeg

Eis a lista!

1) Elogio da Madrasta, Mário Vargas Llosa - este ano, li um livro deste autor que, posso afirmar, foi dos livros que mais me tocou, desde sempre (Travessuras da Menina Má). Não só pela envolvência de todo o contexto que a escrita sublime de Llosa nos permite vivenciar com tanta precisão, quase como se estivéssemos dentro do livro, mas sobretudo pela história e pela ligação que estabeleci com as personagens principais. Desde então, que estava bastante curiosa para ler mais deste autor! É claro que as minhas expectativas estavam muito em alta. Porém, o livro que escolhi "Elogio da Madrasta" é bastante diferente. Não desgostei, mas não correspondeu àquilo que tinha em mente. 

2) VOX, Christina Dalcher - quem me segue e me conhece, sabe que sou fã de distopias e de livros que nos transportam para realidades extremas, que realçam o pior e o melhor do ser humano - como é o caso dos livros de Margaret Atwood, José Saramago, George Orwell... Daí que estava bastante curiosa com "VOX", um livro com bastantes críticas positivas e que em muito se parecia assemelhar à "História de uma Serva". Mais uma vez, um livro que em nada correspondeu às minhas elevadas expectativas. Não estou a dizer que seja um livro mau, simplesmente não o achei assim tão brilhante como o que esperava que seria. 

3) A vida oculta das coisas, Cláudia Cruz Santos - esta foi a agradável surpresa do meu mês! Encontrei este livro através do Book Gang da Helena Magalhães e, inicialmente, não me chamou particularmente a atenção. Quando comecei a pesquisar mais sobre o mesmo, li algumas passagens que gostei bastante e decidi comprá-lo! Sem saber muito bem que livro ler após o "VOX", decidi pegar neste por estar mais "às cegas" e sem expectativas sobre o que ia encontrar, para não correr mais um risco como nos anteriores. E a verdade é que gostei bastante! Daqui a uns dias partilho convosco a minha review do mesmo, para saberem mais pormenores. 

Para o próximo mês, tenho uma lista enorme de livros que quero ler! Mas acho que vou pegar primeiro em alguns que tenho pendentes há mais tempo. Dois do que quero muito ler são o "Viagens", da Olga Tokarczuk, e "Cem Anos de Solidão", do Gabriel Garcia Marquez. 

E vocês, que livros leram este mês? O que vos espera em Agosto?