Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

03.04.21

Jogada Inocente (1993)


Raquel Patrício

lances-inocentes.jpg

Este filme surpreendeu-me! "Jogada Inocente" é baseado numa história real, sobre a juventude de Josh Waitzkin e a sua iniciação no mundo do xadrez. Após o sucesso que a série "Gambito de Damas" tem sido na Netflix, este filme vem também aguçar ainda mais o apetite por este jogo fantástico e cheio de ciência e arte. 

Josh é um miúdo que, desde sempre, se interessou por xadrez. Ficava fascinado por ver jogadores no parque - era capaz de ficar horas e horas a observar as suas jogadas. Foi assim que aprendeu a jogar xadrez. Quando os pais se aperceberam do seu talento, inscreveram-lhe em aulas para aperfeiçoar a sua técnica. Nos EUA, os jogadores de xadrez viviam fascinados com Bobby Fischer, antigo campeão de xadrez que desapareceu misteriosamente. Bobby Fischer tinha o xadrez no sangue - começou a jogar desde muito novo e bateu imensos recordes e campeões consagrados, ainda muito jovem. Assim, todos os amantes deste jogo procuram o próximo Bobby Fischer. Depois de assistirem a Josh a jogar, acham que o encontraram.

Desta forma, Josh começa a participar em torneios e rapidamente se destaca de todos os adversários. Há um momento, em que o menino quer desistir, pois sente que existe imensa pressão e que, todos à sua volta, depositam demasiadas expetativas em si. Josh tem medo de falhar e de os desiludir. 

É um filme bonito, com muitos clichés cinematográficos à mistura. Porém, não deixa de ser um bom entretenimento!

Avaliação: 6/10