Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clarabóia

Clarabóia

09.03.21

Dark | 3ª Temporada


Raquel Patrício

dark-terceira-temporada-jonas-martha.png

Quem ainda não viu a segunda temporada de Dark, pare por aqui! O resto do texto pode conter spoilers.

Chegamos à última temporada da série e ainda estão muitas perguntas por responder: quais são as verdadeiras intenções do Adão? Que lado representa efetivamente o bem ou o mal? Quem são os pais de Noah e Agnes? O que acontecerá ao Ulrich? E à Hannah? Entre tantas outras...

Infelizmente, foi nesta temporada que a série me começou a perder. Quando a mesma começa, percebemos que para além das viagens no tempo, a série vai agora introduzir-nos outro tópico confuso: viagens entre mundos. Ou seja, não vamos viajar apenas entre passado-presente-futuro mas também entre o mundo que nos acompanhou nas primeiras temporadas e um outro universo paralelo em que Jonas não existe. Se a série já era confusa, agora torna-se quase impossível de acompanhar pois, neste novo universo, também temos as personagens em diferentes anos das suas vidas. 

O rumo e a escrita da narrativa desta última temporada, para meu desgosto, fez-me lembrar muito as últimas temporadas de Lost. Achei que os próprios escritores/realizadores já deviam estar tão perdidos no meio deste novelo que a última temporada não faz muito sentido. De repente, parece que o Adão já não é o vilão mas sim Eva, uma senhora mais velha que, na verdade, é Martha neste novo universo. Já não existem "só" loops temporais que ligam infinitamente passado-presente-futuro: agora as personagens estão também preocupadas em encontrar o nó que liga os dois universos. 

Achei que esta terceira temporada veio estragar o bom trabalho que tinha sido feito nas anteriores. A história em si, assim como a sua essência, perderam-se no meio de tantos novelos. Chegou a um ponto em que já nem conseguia perceber qual era o intuito de cada uma das personagens e que mistérios é que nós, espetadores, estavamos à espera que fossem revelados. Ficou mesmo confuso e, em várias partes, até maçador. 

Se forem como eu, apesar das críticas, vão ter de ver a terceira temporada para não ficar com a série a meio. Por aqui, existem fãs de Dark? Quem já viu a série completa, o que achou?

Avaliação: 5/10 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.