Dark | 2ª Temporada
Se estão a ler este post, provavelmente já viram a primeira temporada de Dark e estão à procura de uma review sobre a temporada que se avizinha. Porém, caso ainda não tenham visto a primeira, não continuem pois o artigo poderá conter spoilers!
A segunda temporada de Dark começa com o momento que vimos terminar a primeira: Jonas está em 2053, num futuro apocalítico, a fazer os possíveis para regressar ao seu tempo. Nesta season, entram novas personagens (ou personagens que já existiam mas com idades diferentes) e são apresentados novos enredos misteriorosos. A árvore genealógica que liga todas estas personagens vai ficando cada vez mais confusa, com vários loops temporais que prendem muitos enredos dentro dela.
Nesta temporada, estamos perante a luta entre o bem e o mal. Conhecemos Adão, o líder do gupo dos viajantes e, cujo objetivo, é que o novo ciclo comece e se repita. Por outro lado, Jonas quer travar e mudar o passado, evitando o apocalipse, pois percebe que o futuro que os reserva não é desejável e que, a maior parte das pessoas que ama, morre. A série oscila e leva-nos em várias viagens para anos distintos (1921, 1954, 1986, 2020 e 2053). Nesta temporada, as personagens ganham uma nova dimensão, conhecemos mais alguns segredos obscuros do passado que explicam o porquê do rumo da história presente.
É uma temporada ainda mais confusa do que a primeira, que entra mais profundamente no tema das viagens do tempo e dá toda uma nova dimensão a esta questão. Percebemos que o loop Michael - Jonas - Mikkel não é o único a ligar intrinsecamente passado e presente. Outra revelação bombástica desta temporada é a identidade de Adão, o novo vilão que é apresentado. A personagem de Noah também é mais desenvolvida nesta nova temporada e ganha um papel de destaque, na minha opinião.
Em suma: é uma boa temporada, que encerra alguns mistérios que ficaram em aberto na primeira mas que nos traz muitas mais surpresas. Esta temporada consolidou a minha opinião da série. Confesso que já revi as primeiras temporadas algumas vezes e apercebi-me de detalhes incríveis que, só com uma visualização, me tinham escapado. Quem gostou, experimente ver mais uma vez pois a atenção a certos pormenores trará uma perspetiva bastante diferente!
Nota final: a banda sonora desta série é absolutamente genial!
Deixo aqui o trailer da segunda temporada:
Avaliação: 8,5/10