Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

30.12.20

Balanço 2020 / Perspetivas 2021


Raquel Patrício

Prestes a terminar mais um ano! Um que foi tão atípico para todos nós... 

No início de 2020, determinei que iria começar a ler mais. Sempre amei ler e sentia-me frustrada por, muitas vezes, passar por períodos em que lia pouquíssimo. Frequentemente, usava a desculpa de que não tinha tempo quando, na verdade, era mesmo preguiça ou uma má gestão do meu tempo. No dia em que me apercebi da quantidade de tempo que passava em redes sociais sem fazer nada de produtivo (literalmente, tempo perdido com nada) decidi que iria aproveitar esse tempo para coisas mais proveitosas, que me enriquecessem mais enquanto pessoa e até culturalmente. Assim, optei por investir na leitura. O que não foi de todo difícil porque, como já disse, sempre tive um gosto enorme pelos livros.

No início do ano tinha proposto ler 24 livros em 2020, o que daria uma média de 2 por mês. Achei que seria uma meta ambiciosa pois, nos últimos anos, por vezes nem completava um livro por mês. Bem, na verdade é que cheguei ao final do ano com essa meta ultrapassada, com um total de 40 livros! E não, não foi pelo confinamento porque o meu trabalho nunca me permitiu ficar em casa e, felizmente, nunca passei por um período de isolamento. Mesmo com a entrada no mestrado, conciliar trabalho com estudos, foi possível chegar lá - aprendi que, quando queremos, temos tempo para tudo! Tudo irá depender da gestão que fazemos do tempo que temos disponível. 

Agora, para 2021, pretendo ler ainda mais, conhecer novos autores, livros que me provoquem sentimentos únicos e me façam refletir sobre a minha existência, sobre as minhas atitudes, sobre a minha visão do mundo... acho que a leitura é uma atividade extremamente enriquecedora, em vários níveis. 

Espero que esta publicação possa inspirar alguém a, neste novo ano que se avizinha, se dedicar mais aos livros e encontre neles um amor muito grande! 

Feliz 2021!