Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clarabóia

Clarabóia

13.10.21

Atleta A


Raquel Patrício

AAAABTIqT4zU5uVNgaYONYBVKru1gUahRsD9M2It9oRM3HRUTt

O documentário “Atleta A”, disponível na Netflix desde o ano passado, conta-nos mais sobre o escândalo americano associado às ginastas olímpicas e sobre os abusos sexuais que ocorreram com o conhecimento da Federação de Ginástica Americana.

O jornal The Indianapolis Star publicou uma notícia relativa a um alegado abuso sexual que teria ocorrido com uma ginasta. Após esta notícia, foram várias as atletas que ligaram para o jornal a querer contar também a sua história e percebeu-se que existia muito mais para descobrir. Com o passar dos dias, várias queixas estavam relacionadas com um nome: Dr. Larry Nassar, o médico da equipa olímpica.

O fisioterapeuta que acompanhava a seleção olímpica foi acusado de ter abusado sexualmente de centenas de atletas ao longo dos anos. É chocante como é que uma situação destas se desenrolou durante anos e anos, com o conhecimento de todos. Todas as queixas que existiam contra este médico, eram abafadas. Não consigo imaginar a pressão e o stress que estas ginastas sentiam diariamente: para além da exigência a que eram sujeitas, aos treinos incessantes e duros, ainda tinham que lidar com um verdadeiro predador sexual diariamente. E se, eventualmente, sentissem uma lesão ou uma dor e tivessem que ir ao seu consultório, a probabibilidade de serem abusadas era enorme.

Falou-se muito deste caso extremamente mediático. Simone Biles, a famosa ginasta americana vencedora de dezanove medalhas de ouro, também veio a público dizer que tinha sido abusada sexualmente. Simone tem sido uma voz muito importante para nos consciencializar da pressão que estas atletas sentem, do nível de exigência e de abusos que são permitidos. O caso mais chocante deste documentário é do Maggie Nichols, que fez queixa dos abusos sexuais à sua treinadora, em 2015, e não viu nada a ser feito. Os pais de Maggie falavam diretamente com o diretor da federação que lhes garantia que já tinha sido apresentada queixa do FBI e que o caso estava a ser investigado - só que não, a única coisa que tinham tentado fazer foi abafar o caso e afastar Maggie dos Jogos Olímpicos. 

Chocou-me bastante como é que conseguiram identificar cerca de 125 vítimas de Larry Nassar, apesar de se acreditar que ainda existem mais. 

Já viram este documentário? Gostaram?

Avaliação: 6,5/10

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.