Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clarabóia

Clarabóia

23.06.21

Antes que o Café Arrefeça | Toshikazu Kawaguchi


Raquel Patrício

IMG_0494.jpg

Esta foi uma daquelas novidades que me arrependi tremendamente de ter gasto dinheiro. As críticas iniciais eram muito boas; teoricamente, um livro que foi um verdadeiro fenómeno no Japão. Contudo, no meu caso, não me fascinou minimamente.

O conceito de "Antes que o Café Arrefeça" é bastante simples: num café, chamado Funiculi Funicula, existe a possibilidade de se voltar atrás no tempo. Porém, esta viagem implica o cumprimento de um conjunto de regras peculiares: 1) só é possível viajar quando estamos sentados numa cadeira específica; 2) depois de estarmos no passado, não nos podemos levantar pois somos novamente transportados para o presente; 3) só podemos interagir com quem esteve no café, no dia em que regressarmos; 4) o que fizermos não muda o presente; 5) temos de beber o café todo antes que arrefeça para voltar ao presente, caso contrário, ficaremos para sempre presos no passado. Perante tantas imposições, valerá mesmo a pena regressar?

A história do livro acompanha algumas personagens características do café, assim como outras que surgem apenas de propósito para efetuar a viagem. As histórias destas personagens até são interessantes e, em alguns casos, comoventes. Mas a forma como estão descritas retirou-lhes grande parte da emoção (no meu ponto de vista). 

Sinceramente, achei a história tremendamente previsível e superficial. Pode ter sido realmente por mim e não pelo livro, mas não consegui relacionar-me. Se mais alguém já deu uma oportunidade a este livro, partilhe comigo a sua opinião! 

Avaliação: 4/10

2 comentários

Comentar post