Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clarabóia

Clarabóia

01.06.21

Alice no País das Maravilhas | Lewis Carroll


Raquel Patrício

IMG_0442.jpg

A leitura deste livro surgiu no âmbito do desafio da Rita da Nova, Uma Dúzia de Livros, para o mês de maio: um livro que tenha sido proibido. Como sabia que ia ser um mês bastante atribulado, optei por um livro pequeno mas que já há muito me suscitava curiosidade, o famoso "Alice no País das Maravilhas". Portanto, esta review não podia vir mais a propósito, neste Dia Mundial da Criança.

"Alice no País das Maravilhas" é, realmente, um livro com a capacidade de nos transportar para o nosso universo infantil e desafiar a nossa mente adulta, tão formatada e pragmática. Apesar de ser um livro pequeno e fácil de ler, tem passagens deliciosas e metáforas incríveis, que realmente nos fazem perceber que os livros infantis são muito mais do que aquilo que aparentam.

Lewis Carroll, neste livro, consegue brincar com o léxico de uma forma brilhante, criando trocadilhos que desafiam o nosso raciocínio e nos impelem a pensar "fora da caixa". Deixo-vos com um diálogo fabuloso entre a Alice e o Gato de Cheshire:

- Podes dizer-me, se não te importas, que caminho devo seguir para sair daqui?

- Isso depende muito do sítio onde queres chegar - respondeu o gato.

- Na verdade, não me importa muito.

- Então pouco importa o caminho que sigas.

- Desde que chegue a algum lado - acrescentou Alice, em jeito de explicação.

- Oh, de certeza que vais chegar a algum lado. Basta que andes o suficiente.

Acho que devíamos incluir mais nas nossas leituras livros infantis. Sem dúvida, que estes nos trazem ensinamentos valiosos que, noutras fases das nossas vidas, ainda não temos capacidade para os integrar por completo. É fantástico como um livro escrito em 1865 ainda continua a encantar o mundo! Quem ainda não leu, vale a pena deliciar-se com estas páginas.

Avaliação: 10/10

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.