Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clarabóia

Clarabóia

23.01.21

A Metamorfose | Franz Kafka


Raquel Patrício

9C88D9F1-0F0A-47AE-9BE2-E9E39E7E8ACC.jpeg


Hoje venho falar-vos de um clássico: "A Metamorfose", de Franz Kafka. Não estava propriamente com nenhuma expectativa para este livro e, sinceramente, ainda bem.

A leitura é bastante simples. O livro é pequeno, lê-se rapidamente. Embora esteja muitíssimo bem escrito, não tem uma linguagem difícil, achei-o bastante acessível (uma vez que o livro já é de 1915, estava à espera de um tipo de escrita diferente e antiquada). Quanto ao conteúdo, não é de todo o meu género de leitura.

O enredo conta-nos a história da família Samsa, um casal com dois filhos, e de como as suas vidas mudam quando o filho, Gregor, acorda transformado num inseto. Kafka nunca dá nome ao inseto, por isso, cabe ao leitor especular sobre em que espécie se transformou Gregor. O livro é uma crítica clara, ainda muito atual, à sociedade e à tendência de marginalizarmos e discriminarmos os outros, simplesmente por serem diferentes. Além disso, critica o facto de, à primeira dificuldade, menosprezarmos e esquecermos a nossa própria família. Atualmente, isto vê-se bastante com os idosos, que a partir de determinada idade são vistos como um "fardo" para as famílias que, muitas vezes, preferiam não carregar. Infelizmente, muitos são abandonados pelos seus entes mais queridos, que se esquecem do que outrora aquelas pessoas fizeram por si. 

Não foi um livro que me tenha agradado particularmente. Apesar da leitura simples, fiquei um pouco desiludida com a história. 

Avaliação: 5/10

6 comentários

Comentar post