Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

28.10.20

A Life on Our Planet


Raquel Patrício

"A Life on Our Planet" é um documentário da Netflix que nos consciencializa para o caminho que o nosso planeta tem percorrido nos últimos anos, graças à ação dos seres humanos. 

David Attenborough é um naturalista britânico que deu a voz e a cara a vários programas sobre a vida selvagem e explorações a várias partes do nosso planeta, na BBC. Agora, perto dos seus 94 anos de vida, considera que é urgente consciencializar-nos para os perigos que o nosso planeta atravessa, provocados pela ação humana. 

O documentário é uma análise sobre a vida na Terra, nos últimos 100 anos. De que forma a população humana evoluiu e como o seu crescimento exponencial influenciou o ambiente do planeta (com o aumento da emissão de gases de efeito estufa e com a desflorestação desmedida). David mostra vários exemplos de espécies que já estão em vias de extinção devido à nossa presença neste planeta. O ser humano considera-se dono da Terra e está a matar a mãe natureza. 

Contudo, David tem uma mensagem otimista e acha que se agirmos já, ainda vamos a tempo de retroceder e salvar o nosso planeta. Mas, para que tal possa acontecer, devemos tomar medidas imediatas, como ajudar os países menos desenvolvidos a melhorarem as suas condições de vida, para que a natalidade baixe; mudarmos o nosso estilo de vida e termos comportamentos mais conscientes, nomeadamente, na nossa alimentação, com a diminuição do consumo de proteína animal, entre outros exemplos.

O documentário inicia-se com David em Pripiat, a cidade ucraniana que foi palco do desastre nuclear ocorrido em Chernobyl, a narrar-nos como um erro provocado pelo homem transformou aquela cidade num deserto inabitável. Após 30 anos sem intervenção da mão humana, a vida selvagem conseguiu prosperar e renascer.

É esta a mensagem central que David quer transmitir: nós somos apenas mais uma espécie neste belo planeta. Porém, estamos a condicionar a existência de outras espécies e a desequilibrar os seus ecossistemas. Com as nossas ações, estamos a destruir o nosso planeta, a um ponto que poderá mesmo ser determinante para a nossa própria existência. Caso esse cenário ocorra, o ser humano vai ser extinto mas o planeta Terra continuará a existir. Não nos mesmos moldes nem com a mesma beleza que tinha antes da nossa passagem, mas a vida encontrará outras formas de se manifestar. 

Apesar das mensagens transmitidas não serem novas, é um documentário lindíssimo através da visão de alguém que pode testemunhar na primeira pessoa os estragos que o Homem deixou no seu percurso na Terra.

Avaliação: 7,5/10