Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clarabóia

Clarabóia

28.04.21

A Força do Hábito | Charles Duhigg


Raquel Patrício

IMG_2594.jpg

"A Força do Hábito" é um livro que pretende perceber como é que os hábitos funcionam: como é que nascem, como é que prevalecem e porquê que, por vezes, é tão difícil pôr-lhes um fim. O livro está dividido em três partes: hábitos em cada um de nós, hábitos nas organizações e hábitos nos movimentos sociais. 

De acordo com Duhigg, os hábitos operam da seguinte forma: sinal - rotina - recompensa. Ou seja, existe um sinal, uma espécie de trigger que tem o potencial de desencadear uma ação. Posteriormente, ocorre a rotina ou o hábito propriamente dito. E, por fim, esse hábito gera uma recompensa. Na maior parte das vezes, nós não temos noção dos sinais e das recomenpensas inerentes em cada hábito. Mas, se os conseguirmos identificar, será muito mais fácil mudar o hábito em questão.

O autor deu o exemplo de uma pessoa que, todos os dias, come uma cookie a meio da tarde. Esse hábito tem-se repercutido num aumento gradual de peso - algo que a pessoa quer mudar. Então, o primeiro passo é identificar o sinal e a recompensa. Porquê que eu como? Porque estou a precisar de açúcar no sangue? Porque preciso de uma pausa do meu trabalho stressante? Porque é um momento em que socializo com outras pessoas? 

Gostei bastante do livro! Achei que tem uma perspetiva muito interessante sobre o que são os hábitos e da forma tão inconsciente que moldam a nossa vida. É importante termos um olhar crítico sobre hábitos que temos enraizados há décadas e, se for o caso, termos uma atitude proativa para os modificar. Outro aspeto que achei muito interessante foi a perspetiva do autor sobre os hábitos organizacionais e a forma como moldam a cultura das empresas. 

Sem dúvida, uma boa leitura para quem quer dar outro significado às suas ações e rotinas!

Avaliação: 6,5/10